26.8.15

[Resenha de Filme] Sr. Ninguém (Mr. Nobody)

Sr. Ninguém (Mr. Nobody)
Diretor: Jaco Van Dormael
Gênero: Ficção Científica; Drama
Distribuição: Pathé Wild Bunch
Ano: 2009
Duração: 138 minutos
Classificação: 5 estrelas


Sinopse: Em um futuro não muito distante, Nemo Nobody tem 118 anos de idade e é o último mortal a conviver com as pessoas imortais. Durante esse período, ele relembra os seus anos reais e imaginários de casamento.






    Um dos melhores e mais inteligentes filmes que eu já assisti é, sem sombra de dúvida, Mr. Nobody (ou Sr. Ninguém). O filme pode ser bastante confuso no início, mas, depois que você compreender do que o filme se trata, verá que a riqueza do tema trabalhado no filme é algo difícil de ser encontrado.



    Como diz a sinopse, Nemo Nobody é o último mortal vivendo com pessoas imortais. Agora, ele relembra seus tempos de infância e juventude, compartilhando-os com os imortais. E nós, como telespectadores, acompanhamos a história confusa e cheia de reviravoltas de Nemo.



    Logo no início, percebemos que há algo de errado com as lembranças de Nemo. Sua história não segue uma linha clara no tempo. Além disso, também podemos perceber que nosso protagonista não é normal, ele possui um dom. No entanto, esse dom pode dificultar mais ainda sua vida.


“Se vivemos em um universo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre ilusão e realidade?”


    Logo no inicio do filme, ouvimos falar em Efeito Borboleta. E ai está o segredo do filme. Para quem não sabe, o efeito borboleta é aquela teoria que diz que o bater de asas de uma borboleta de um lado do globo, pode causar um tufão do outro lado. É claro que essa é apenas uma explicação metafórica. O que, realmente, essa teoria pode dizer sobre a vida é que um pequeno acontecimento pode gerar grandes mudanças.



Sabe quando falamos: “Nossa! Se eu não tivesse me atrasado cinco minutos, não teria encontrado você.” ou “Se eu tivesse pegado aquela rua e não essa, não teria lhe conhecido”. É isso!! O Efeito Borboleta.  E é sobre esse efeito que o filme fala, de uma forma clara, convincente e muito bela.


“Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível.”


    A partir daí, partiremos para uma jornada de possibilidades diversas, com vários acontecimentos contraditórios que não poderiam existir mutuamente. O filme também trás várias discussões a respeito de teorias da física, o que o torna ainda mais interessante. 



    O Nemo adulto é interpretado pelo brilhante Jared Leto. Sim! Aquele do 30 Seconds To Mars, que atualmente está surpreendendo como Coringa. A mãe de Nemo é Natasha Little e o pai é interpretado pelo Rhys Ifans, que a maioria conhece como Xenophilius Lovegood, o pai de Luna Lovegood no filme do bruxo mais amado do mundo, Harry Potter.



    É um filme brilhante, sobre física, amor, traição, escolhas, consequências. Enfim, um filme sobre a vida e como a mesma pode ser incrível e cheia de possibilidades. Um longa permeado pela discussão do “E se...”. 


 Trailer:

5 comentários

  1. Maravilha de resenha, que coloca o '' E se'' no lugar de destaque. Filme com o maravilhoso Jared Leto, que adoro. PERFEITO, resenha e LETO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele está espetacular nesse filme. Ótimo ator!
      Obrigada por comentar.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Só de ver Jared Leto no elenco, já devemos esperar um ótimo filme.
    Tenho muita vontade de assistir este filme, parece-me muito intrigante, desses filmes que nos fazem pensar na vida.
    Obrigado por explicar com clareza o efeito borboleta, kkk não entendia muito até ler sua resenha. Parabéns! Mais uma excelente resenha. Com certeza, assistirei esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jared Leto fez filmes ótimos. Sempre confio em tudo o que ele faz.
      É um ótimo filme! Intrigante, curioso e bem explicado.
      Que bom que a resenha lhe ajudou. Fico feliz!!
      Muito obrigada por comentar.
      Beijos!!

      Excluir
  3. Um dos melhores filmes que ja assisti!!!!

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS