9.1.16

[Resenha #758] O Bicho-Da-Seda – J.K. Rowling @editorarocco


O Bicho-da-Seda
Cormoran Strike # 2
Robert Galbraith
ISBN-13: 9788532529497
ISBN-10: 8532529496
Ano: 2014
Páginas: 464
Editora: Rocco
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistério de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De início, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria, por uns dias — como já tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam várias pessoas que poderiam querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.


Resenha:

O segundo livro da série de aventuras de Cormoran Strike é iniciado com Leonora Quine a procura de ajuda para encontrar seu marido desaparecido, o escritor Owen Quine. Apesar de Owen sempre sumir por vontade própria, dessa vez Leonora estava preocupada pela demora para ele voltar pra casa. Strike resolve então ajudar e começar a investigação, que se mostra bem mais profunda do que um simples desaparecimento.


O crime a ser solucionado em O Bicho-Da-Seda é tão complexo quanto ao do seu antecessor, O Chamado do Cucco. Nessa investigação o leitor mergulha no mundo do mercado editorial, e é impelido a descobrir como funciona o mercado dos livros. Isso acontece porque Owen, e grande parte dos personagens, trabalham em editoras ou são escritores. Porém a grande quantidade de personagens e de funções diferentes deixa o livro um pouco cansativo e confuso, mas nem por isso deixa de ser algo positivo no enredo como um todo.


A construção dos personagens é tão boa quanto no primeiro livro, você realmente pode ver a personalidade deles, vê-los como pessoas. Isso é muito perceptível em Strike, que ama futebol e não quer perder nenhum jogo, e Robin, que passa por crises no relacionamento e sonha com a carreira de investigadora. Personagens humanos que tem suas vidas retratadas no livro. Outra questão muito legal é a aproximação entre Robin e Strike, que passam a ter uma relação mais próxima, tanto como amigos quanto como parceiros.

Os capítulos do livro são iniciados por trechos de obras clássicas que tem ligação com o conteúdo a ser retratado, só isso já deixa o leitor instigado para saber o que será revelado. A diagramação é ótima e a narrativa de Robert Galbraith, a.k.a J.k. Rowling, é incrível como de costume.  A capa retrata bem o clima de mistério presente no texto, porém não a acho tão bonita quanto a do O Chamado do Cucco.
 

O final do livro é sensacional se tratando de reviravoltas, não deixa a desejar de maneira alguma! É uma obra repleta de mistérios e suspeitas, um clássico romance policial. Alguns trechos podem ser confusos mas isso não torna o livro menos prazeroso.

Quotes:



“(...) – o obvio costumava ser a resposta, e a eliminação metódica de alternativas, um meio de prová-la -, mas este assassinato era complexo, estranho, sádico e grotesco, de inspiração literária e execução impiedosa.”


“Aquilo já havia acontecido com Strike. A mudança instantânea da calma para a calamidade. O tempo ficando mais lento. Cada sentido subitamente tenso, aos gritos.”

“Não havia predadores furiosos e indiscriminados entre os suspeitos do crime. Nenhum deles tinha histórico conhecido de violência. Não havia, como costuma acontecer quando surgem corpos um rastro de delitos do passado levando à porta de um suspeito, nenhum passado manchado de sangue arrastando-se atrás de algum deles como um saco de carniça para cães famintos. O assassino era uma fera mais rara e mais estranha: daquela que esconde sua verdadeira natureza até ser suficientemente perturbada.” 


“Não amamos um ao outro; amamos a ideia que temos do outro. Pouquíssimas pessoas compreendem isto ou suportam pensar na questão. Têm uma fé cega em suas próprias capacidades de criação. Todo amor, em última análise, é amor próprio.”


“Não se pode tramar um homicídio como um romance.”

5 comentários

  1. Fiquei bastante curiosa!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que lindo o seu blog <3
    Tenho bastante curiosidade de ler esses livros. Li o Morte Subita e não curti, tentão pretendo arriscar esses para ver.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse livro. Na verdade curto demais a escrita de Rowling. Só lamento meu exemplar não ser o de capa dura... rsrsrs. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse livro. Na verdade curto demais a escrita de Rowling. Só lamento meu exemplar não ser o de capa dura... rsrsrs. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Estava em dúvida se lia o segundo livro, mas fui convencida agora! rsrs

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS