14.2.16

[Resenha #804] O Demonologista - Andrew Pyper @DarkSideBooks @andrewpyper


O Demonologista
Andrew Pyper
ISBN-13: 9788566636406
ISBN-10: 8566636406
Ano: 2015
Páginas: 320
Capa Dura
Editora: DarkSide® Books
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Saraiva

Sinopse:
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.
Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.



A contar do primeiro instante que esquadrinhei a vista nesse livro pelo site da Amazon Brasil não consegui pensar em outra coisa: Eu.Precisava.Desse.Livro. Devo dizer que a idéia inicial de um romance onde um professor universitário estava devotadamente sugestionado que sua filha foi tomada pelo próprio “chifrudo”, descortinou um mar de possibilidades a respeito de uma narrativa assustadora.


David Ullman, professor do Departamento de Inglês da Universidade de Columbia em Manhattan é um profissional experimentado em mitologia e narrativa religioso judaico – cristã, embora seja um ateu convicto, trabalha diretamente com fenômenos e histórias que não acredita. Ele é uma das maiores influências em literatura demoníaca, com especialização em Paraíso Perdido do autor John Milton. 




Paraíso Perdido é uma obra poética do século XVII, integralmente publicada em1667 em dez cantos. Esse poema descreve a história cristã da queda do homem do paraíso, através da tentação de Adão e Eva por Lúcifer e a sua expulsão do Jardim do Éden. Sei que pode parecer estranho, mas no desenrolar da história pude observar que o poema serve como mola mestra, trazendo indícios e referências pertinentes a uma procura incessante de Ullman.

David Ullman é um homem ressentido e mordaz, e seu casamento está indo por montanha abaixo. Ele não consegue se comunicar com sua esposa Diane, mas felizmente é um pai presente e amoroso para Tess, sua filha de 12 anos.

Uma misteriosa mulher (Mulher Magra) aparece em seu escritório e lhe oferece uma oportunidade de serviço, com todas as despesas pagas para Veneza, a fim de que ele possa testemunhar um "fenômeno". A viagem será toda financiada por seu cliente; cliente esse que ela se recusa a revelar o nome ou sua verdadeira identidade... Já achei mega suspeito essa aparição dessa mulher, mas a história tinha que ter prosseguimento porque se fosse vida real eu tinha pegado era um voo pra bem distante dessa mulher.




Com um casamento desmoronando e recebendo uma grande quantia David resolve levar a filha nessa viajem, afinal seria uma oportunidade deles ficarem mais tempo juntos. Em Veneza, ele segue a risca todas as instruções que a Mulher Magra lhe passou e David acaba por presenciar os pensamentos desvairados de um homem que a seu ver parece estar completamente possuído pelo demônio.

Completamente desnorteado pelo acontecimento presenciado, ele retorna ao hotel, e dá de cara com um fato mais assustador: sua filha está desaparecida. O que deveria ser um trabalho simples ou umas rápidas férias em família acabou por deixar ele e sua filha em real perigo.


David segue então por uma viagem inimaginável que o transformará profundamente e o deixará ciente do surgimento de sua fé. Ele muda de cético para um crente verdadeiro - mas infelizmente a crença de que ele demonstra não é em Deus ou em anjos, ele passa a acreditar no demônio. Em uma busca impiedosa guiada por símbolos e enigmas das páginas de Paraíso Perdido, David deve ser capaz de seguir o demônio que levou sua filha e desvendar o seu nome, pois caso ele falhe perderá sua filha Tess para sempre.


[...] A guerra contra o paraíso nunca foi travada no inferno, nem na Terra. O campo de batalha está em todas as mentes humanas [...].

A história possui uma narrativa em primeira pessoa extremamente ágil e inteligente e a trama é cheia de reviravoltas, grandes descrições, horror e tensão psicológica. Acredito que o êxito do romance encontra-se na maneira como o autor Andrew Pyper contrabalanceia necessidades proeminentes, grandes emoções e claro o medo.



Agora vocês devem estar se perguntando o que tem de tão assustador no livro, já que não tem lobisomens, vampiros ou gente tentando decepar cabeças.  Acredito que o mais assustador seja o pensamento da dominação demoníaca, pois sei que existem por aí muitas pessoas que acreditam que o indivíduo possa ser subjugado por um ser maligno sobrenatural (eu acredito).  Afinal a maioria das religiões podem até brigar a respeito do Grande Criador (Buda, Jeová, Deus, Profeta, Maomé), mas a maioria é unânime em compartilhar seu medo a respeito do demônio.


[...] Nós somos muitos. Mas você não vai encontrar ninguém [...].


Recomendo a leitura e para falar a verdade gostei muito da história. Também não posso deixar de comentar na qualidade da edição emitida pela DarkSide Books. As páginas em papel pólen, com uma fonte extremamente agradável e capa dura recheado de lindas ilustrações dão um show a parte. Um livro para ser lido sem receio! Aventure-se e perca seu medo!


[...] A mente é um lugar em si mesma e pode fazer do inferno um paraíso ou do paraíso um inferno [...].                              
                        John Milton

45 comentários

  1. que tá agora assim sou eu PRECISO.DESSE.LIVRO. Achei muito boa a premissa dele.
    E ai tá uma coisa que me pegou o fato de ter a dominação no livro já deixa ele bem assustador.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu quero ler esse livro já faz um tempinho, ele parece ser tão bom.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adquiri esse livro há pouco tempo e estou doida para lê-lo! Ele sempre me chamou muita atenção, acho a premissa dele muito interessante. Isso sem falar dessa edição lindona da darkside, né? Sou apaixonada pela editora, é a minha favorita hahaha

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Esse livro é incrível. Desde que foi lançado pela Darkside eu já o quis. Quando o li, fiquei tão maravilhada, mas antes havia ficado com um pé atrás. porque sim, houve quem não tenha gostado de o Demonologista. eu adoro o suspense psicológico e a escrita do Andrew é muito gostosa e a leitura flui bem. E sim! Essa edição é incrível, essa lombada envelhecida, relembrando a livros de exorcismos... Muito legal. Parabéns pela resenha. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da escrita mesmo que já tivesse lido comentários negativos. Eu também achei excelente. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Olá!
    Sua resenha é a mais satisfatória que já li. Há um bom tempo eu já desejava esse livro, e finalmente o adquiri na Black Friday do ano passado. Só que já li tantas impressões ruins sobre ele que até fiquei meio com o pé atrás. Com certeza suas palavras me trouxeram mais segurança em relação a ele.
    A edição desse livro é realmente maravilhosa. Assim que o recebi em casa eu confesso que fiquei surpresa. O trabalho da DarkSide é impecável e em O Demonologista eles conseguiram se superar ainda mais. Ele está na minha meta de leitura e em breve será lido *-*
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza será uma boa experiência de leitura. Grande abraço!

      Excluir
  6. Este é um livro que você lê ou não lê por causa do nome. Sim, porque é bem polêmico!!Não curto livros neste gênero, mas anotei a dica para passar para um amigo que adora este estilo.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?

    Sua resenha está incrível, assim como as fotos. Não curto muito o gênero, mas de vez em quando gosto de sair da minha zona de conforto e tentar leituras que normalmente não estão no meu dia a dia. Já vi bastante esse livro por aí, e mesmo não gostando muito do estilo, eu amei a edição, A DarkDide arrasa. Dica anotada!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  8. Amiga a maneira como você desenvolve a resenha é ESPETACULAR.
    Já disse que tu escreve bem e você tem mostrado isso a cada postagem que tem feito, mas sinceramente
    esse livro não faz muito meu gênero, porque eu realmente não gosto sabe? Sou bastante impressionada e acabo até sonhando se eu ler algo assim. Mas tem gente que gosta do gênero e com certeza vai se interessar, ainda mais por toda essa explicação bem feita que fez. Espero de verdade que a leitura tenha sido bem aproveitada e que venha muitas outras pela frente =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-14_14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada amiga. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada amiga. Um grande abraço!

      Excluir
  9. Tenho uma vontade enorme de ler esse livro, sem falar que a edição da editora é simplesmente maravilhosa. Por falar nisso, parabéns pela resenha: está incrível!!!! Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  10. Oi Nadya! Desde o lançamento estou louca por ele. Amo terror, então não preciso justificar muito meu desejo por ele rsrs.
    Adorei sua resenha, foi ótimo saber mais sobre o enredo, e ela só fez aumentar minha ansiedade pela história.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nadya

    Vou te falar, queria tanto comprar esse livro. Achei a edição simplesmente maravilhosa e fiquei curiosa pela história, mas deu um receio por cauda isso da dominação demoníaca. Confesso que me deixou com pé atrás.
    Mas depois da sua resenha, vou rever minha opinião e quem sabe arrisco essa leitura.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis ler esse livro, essa edição é maravilhosa, não tem como não querer!

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito também que pessoas podem ser subjugadas por demônios e achei a sua resenha incrível! Eu não fazia ideia de como era a trama desse livro. A maioria das pessoas que conheço e que eram ateus, passaram a acreditar em Deus depois de acreditarem no Diabo, porque algo bem ruim aconteceu.
    Concordo que isso é muito mais assustador, porque é algo que pode ser real, diferente da fantasia com vampiros e lobisomens.
    Eu não leria, sou medrosa ahahaha.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu adorei esta edição, e a Dark Side está de parabéns nesse quesito <3
    Apesar de bons comentários a esse livro, não é um gênero que costumo ou gosto de ler. A premissa é bem interessante, tenho que confessar, mas não seria algo que eu leria.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-95-o-guardiao.html

    ResponderExcluir
  15. Eu sou SUPER curiosa com esse livro, acho ele maravilhoso (o que da Darkside num é né?) mas morro de medo de ler e morrer de medo! hahahahahaha
    Sou super medrosa e a parte de terror que mais tenho medo são possessões. Então ainda não me convenci a deixar de ser medrosa e pegar pra ler. Quem sabe um dia...

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante! Não conhecia o livro... e as edições da DarkSide dispensam comentários!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem.

    Eu comprei este livro ano passado, achei a capa e o título bem interessante. Mas aí comecei a receber algumas críticas negativas que me fizeram desanimar um pouco. Mas sua resenha me animou, fico feliz que tenha gostado. E o fato de não ser tão assustador, me incentiva também. Haha. Espero ler me breve.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nádya!
    Uau! Sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca havia lido uma resenha sobre ele. Adorei o que você contou, fiquei extremamente curiosa para ver como isso se desenvolve e, principalmente, como a trama termina! Os personagens parecem bem fortes, assim como a história em si e os toques de realidade parecem prevalecer o tempo todo, apesar de alguma parte ser de fantasia.
    Vou ler e volto para contar o que achei!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Já havia visto esse livro antes, mas nunca tive curiosidade de ler e acho que continuo sem muita vontade de ler. Achei bem irônico um especialista em religiões ser ateu, mas penso que deve ser um atrativo da obra. Achei muito irresponsável dele deixar a filha em um hotel sozinha, afinal não se deixa uma criança sozinha nem que esteja tudo trancado... Pessoas podem arrombar, o lugar pode pegar fogo... Pode acontecer tantas coisas, foi muito irresponsável da parte dele. E ele foi bem leviano em confiar nessa mulher misteriosa.
    Apesar de ser uma estória bem interessante, não sei se eu leria.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu também não teria confiado! Um grande beijo!

      Excluir
  20. Olá.... tudo bem??
    Caramba... primeira vez que leio algo que um cético estuda o que ele não acredita rs... achei isso muito interessante, então claro que minha curiosidade sobre o livro só aumentou... essa capa vermelha é linda e parece contrastar perfeitamente com que a história sugere... adorei tudo que li aqui... acredito fielmente que irei me deliciar com esse enredo bem intenso... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    A Dark sempre está de parabéns com suas edições. Sempre são um arraso. A capa é linda e capa dura <3 Tenho um amigo que é louco por O Demonologista, até então eu não tinha tanta curiosidade, mas sua resenha me pegou. Fiquei aflita aqui para saber o que vai acontecer. O que será que aconteceu com a filha dele? E eu também não confiaria assim tão rápido nessa mulher. A premissa é muito boa.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  22. Acho que minha estante fica mais linda com os livros da Darkside.
    Sou apaixonada por essa editora..
    quanto ao livro,dei ele de presente a um amigo e ele amou..depois vou pegar com ele p ler.. hahah
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Acho linda a edição desse livro e me apaixonei por ele sem ao menos conhecer algo sobre. Gostei muito da sinopse e fiquei bastante curiosa e com um certo medinho de ler kkk' Vou tentar arrumar coragem porque a história parece ser incrível.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  24. Oiiie
    nossa, essa edição é linda e sempre quis o livro, adoro esse gênero e só vejo resenha elogiando assim como a sua, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS