28.9.17

[Resenha #1299] O Que é Fascismo? E Outros Ensaios - George Orwell @cialetras


O Que é Fascismo? E Outros Ensaios
George Orwell
ISBN-13: 9788535928891
ISBN-10: 8535928898
Ano: 2017
Páginas: 160
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 4 estrelas
Skoob

Sinopse: Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de O que é fascismo? colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária.
Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa e democrática adotado pelo escritor após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda em voga na época.



Resenha:

Nessa nova coletânea de ensaios escritos por George Orwell, Sérgio Augusto selecionou 24 textos inéditos, em formato de livro, no Brasil. Os textos datam de 1938 a 1948, dois anos antes da morte do autor.

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, faz análises políticas, comentários sobre as personalidades importantes da época, incluindo Hitler, fala sobre a literatura, a esquerda, o socialismo, o fascismo e sua difícil definição e também nos surpreende com resenhas literárias.



Mais conhecido por sua obra distópica, 1984, Orwell reforça seu interesse pelos temas políticos. Em seus comentários sobre Adolf Hitler, Orwell nos mostra a rigidez e a inflexibilidade das ideias do ditador e explica porque o mesmo exerceu tamanho fascínio na população em geral.

Em sua análise da utopia, Orwell levanta interessantes questionamentos sobre o que seria um mundo perfeito e sobre como seria possível evitar que esse mundo perfeito não se tornasse tedioso.

As resenhas de Orwell apresentam o mesmo tom amargo que o autor já demonstrou em suas obras ficcionais. Ao analisar A Alma do Homem sob o Socialismo, Orwell ressalta as previsões feitas por Oscar Wilde são injustificadas e otimistas demais.

O autor também tece comentários sobre duas importantes obras, Nós e Admirável Mundo Novo, destacando suas principais semelhanças e diferenças.
Enfim, as opiniões e o posicionamento político de George Orwell ficam claros nesses ensaios e o autor prova, mais uma vez, a grandiosidade de seu conhecimento a capacidade crítica.




O livro tem apenas 160 páginas, mas, mesmo assim, não pode ser considerado de fácil leitura. Afinal, a complexidade dos temas abordados é grande. 
Mais uma vez, o trabalho da editora Companhia das Letras está lindo. O livro segue o mesmo modelo das edições dos outros livros do autor publicados pela editora e eu não encontrei nenhum erro.

Se você já conhece e admira o trabalho de George Orwell, essa é uma leitura indispensável. Também é essencial para quem se interessa por política e quer aprender mais sobre o tema. Sem dúvidas, Orwell tinha uma grande bagagem e é improvável não aprender nada com os textos dele. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS