29.11.17

[Resenha #1345] As Brumas de Avalon Volume Único - Marion Zimmer Bradley @PlanetaLivrosBR


As Brumas de Avalon
Volume Único - O clássico que encantou gerações
Marion Zimmer Bradley
ISBN-13: 9788542211788
ISBN-10: 8542211782
Ano: 2017
Páginas: 968
Idioma: português 
Editora: Planeta
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. Uma releitura monumental das lendas arturianas...



Resenha:

A maioria dos leitores conhece a história do rei Arthur, no entanto, Marion Zimmer Bradley, escreveu uma versão diferente, em As Brumas de Avalon temos a história completa do Rei Arthur, mas contada pelas mulheres em sua vida, sua mãe Igraine, Viviane, sua tia e grande sacerdotisa de Avalon, Guinevere, sua esposa e rainha e Morgana sua irmã. E se passa no período após a queda do Império Romano, quando os reinos da Bretanha lutavam contra os povos saxões. 

O livro é separado em quatro partes, ou livros: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro no Carvalho. Cada livro marca pontos específicos na história, desde antes da criação de Camelot até sua extinção no final. A primeira parte leva a ascensão de Arthur ao trono como Rei Supremo. A segunda começa com o nascimento de Gwydion e termina no culminar de anos de frustração e tensão sexual entre Arthur, Gwenhwyfar e Lancelet. O terceiro livro começa com a tutela de Gwydion em Avalon e termina com seu conhecimento de como cabe a ele desafiar Arthur para o trono e tirá-lo dele. O quarto livro traz Accolon à frente para lutar contra Arthur por Excalibur e termina com Morgana, sozinha, em Avalon. A história leva décadas para chegar em um círculo completo; isto é, termina onde começou antes da interferência daqueles educados nos caminhos de Avalon, com Avalon recuando nas névoas.








Este é um livro sobre as mulheres e como seu papel na sociedade é moldado pela religião predominante. Os pontos de vista de Morgana, Gwenhwyfar, Viviane, Igraine e outras servem para nos mostrar a influência que as mulheres tinham no cotidiano da Bretanha Celta. Enquanto os homens possuíam poder político, as mulheres eram guardiãs da espiritualidade. Certamente, as mulheres nesse livro são, em sua maior parte, personagens fortes cheias de inteligência e com um desejo de proteger tudo o que elas amam. 

A autora retrata Avalon como uma ilha matriarcal governada por uma mulher. Além disso, a política e a história social de Avalon são dominadas por uma longa herança de mulheres poderosas e agressivas. Embora essa história se passa em um período medieval, ela invoca constantemente atitudes modernas e preocupações sociais, especificamente em relação à religião, sexualidade e gênero. Ela apresenta uma nova voz e uma nova experiência que ainda não tinha sido ouvida nesta lenda de Arthur - a da mulher. Seu texto apoia uma forte oposição à hierarquia social e política e ao patriarcado, ela confronta questões de poder e sexualidade e desafia estereótipos sexuais femininos negativos. Embora o enredo gire em torno da lenda do rei Arthur, sua mensagem é aquela que atinge qualquer público feminino contemporâneo. O patriarcado que está embutido nas organizações religiosas tem sido ampliado ao longo dos anos e continuou a ser negativo para as mulheres. 

As Brumas de Avalon é um clássico que todos deveriam ler, um livro realmente fascinante, cativante e envolvente! E essa edição da editora Planeta está um espetáculo, em capa dura, lindo demais, a editora está de parabéns pelo capricho!



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS