5.1.18

[Resenha #1431] A Última Frase dos Contos de Fadas - Massimo Gramellini @MaxGramel @cialetras


A Última Frase dos Contos de Fadas
Massimo Gramellini
ISBN-13: 9788539002474
ISBN-10: 8539002477
Ano: 2011
Páginas: 240
Idioma: português 
Editora: Objetiva
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Tomás é um professor que há muito deixou de achar graça na própria vida. Depois de sofrer uma desilusão amorosa, encontra-se impossibilitado de levar adiante qualquer relacionamento e chega até a desenvolver uma alergia, por medo de se desiludir novamente.
Ele então conhece Arianna, "o tipo de mulher por quem poderia se apaixonar" e marca um encontro com ela. Porém, poucos minutos antes do esperado momento, o medo fala mais alto e ele simplesmente desiste. Tomás decide ir à praia e dar um mergulho na tentativa de se sentir menos deprimido por sua covardia, ou, até quem sabe, acabar com tudo de uma vez. Esse mergulho marcará um antes e um depois no comportamento de Tomás: ele vai parar em outra dimensão, onde não terá outra solução que não aprender à força tudo que precisa para se lançar à vida. Tomás fica cara a cara com as escolhas erradas do passado, revive os traumas da infância e, nesse não-lugar, que se revela um verdadeiro SPA para a alma, consegue se compreender melhor e assim se fortalecer. Massimo Gramellini se propõe a responder às perguntas que atormentam a todos desde nossa infância: Qual é o sentido da dor? Existe alma gêmea? Como a vida diária pode ser transformada para a conquista de sonhos individuais? Nesta fábula moderna, o autor oferece uma mensagem de esperança e a importância de se aprender a amar.





Resenha:
"A verdade deve ser revelado pouco a pouco, na medida que o homem tem a mania de corromper tudo o que tem dificuldade para entender."
Nosso protagonista Tomas, é um professor, e devido à um trauma na infância ele aprendeu a não encarar seus problemas, e a sempre fugir de tudo que lhe fosse desconhecido. E como muitas outras pessoas, não acredita muito em si mesmo e sofrer de uma desilusão amorosa. Ele não consegue levar adiante nenhum relacionamento e se arrasta pelo caminho da sua existência sem grande ímpeto ou envolvimento.
" A verdadeira tragédia não é a maldade dos maus, mas a futilidade da boa intenção dos bons."
"Para atrair o amor de outra pessoa, deve primeiro desentocá-lo de dentro de você mesmo."

No entanto, uma noite numa praia, Tomas se afoga e, antes de morrer, acaba indo parando em um Spa da Alma, e nesse lugar lhe é ensinado a curar sua alma de sua doença, e a também identificar seus talentos. E esse lugar, reaviva nele a curiosidade que há muito perdeu. Lá tem mestres, médico e orientadores, e ela passa pela "Piscina do eu", "Piscina do nós", "Academia de Ginástica", entre outros. Em cada um desses lugares, é trabalhado uma parte dele. Isso ajuda ele a enfrentar todos os seus medos, aprende a como identificar se talento, aprende várias coisas, e entre elas a diferença de amor de paixão. 
" A desgraça não está nos erros que se cometem, mas na desculpa com que se tenta escondê-los."
" Se deseja uma coisa e pena que realmente a merece, pare de se perguntar por que ninguém lhe dá o que quer. Levante e vá pegá-la."
"São os sentimentos de culpa e os traumas reprimidos que levam uma pessoa a não se aceitar. E quem não se aceita não se ama. E quem não se ama, não pode mudar."
Assim, começa a jornada simbólica que leva o protagonista a uma série de encontros importantes e aventuras estranhas, para que ele redescobra seu talento e a realização do amor. Primeiro deve-se amar a si mesmo e depois aos outros, porque nada pode ser feito se alguém não estiver em paz e harmonia consigo mesmo.



O autor tenta, de fato, responder às questões que repetimos desde a infância na nossa cabeça. Alma gêmea existe? Como a vida cotidiana passa dos sonhos para a realidade ou da realidade para os sonhos? entre outras.

A Última Frase dos Contos de Fadas é uma fábula moderna, mas não é um livro adequado para qualquer um. É, de fato, uma profunda jornada introspectiva que, para aqueles que não se inclinam a analisar suas emoções e especialmente o seu passado, aparece como algo incomodo ou inútil, até mesmo absurdo. As descrições tornam-se longas e são muito metafóricas, não é uma leitura leve, e sim densa. Mas, é um livro rico em sabedoria. 
"Quando as forças do universo parecem conspirar contra nós, não fazem isso para nos afastar de nossos objetivos, mas para nos tornar conscientes de sua importância."


Um comentário

  1. Bom dia, tudo bem?
    Estou começando meu blog e queria a sua ajuda. Me segue lá!
    Seu blog é perfeito, amei!
    beijos.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS