8.1.18

[Resenha #1444] Mindset - Carol Dweck @cialetras @edobjetiva


Mindset
A nova psicologia do sucesso
Carol Dweck
ISBN-13: 9788547000240
ISBN-10: 8547000240
Ano: 2017
Páginas: 328
Idioma: português 
Editora: Objetiva
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de "mindset", é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.


Resenha:

Em Mindset, Carol Dweck nos apresenta à sua pesquisa e como ela surgiu. A premissa básica é de que a nossa atitude mental é determinante para o sucesso que obtemos, assim como para o nossa capacidade intelectual e de aprendizagem.

Dweck distingue dois tipos de Mindset (atitude mental): o Mindset fixo e o de crescimento. Ela explica como o tipo de Mindset determina a forma como pensamos e, consequentemente, a forma como agimos e encaramos novos desafios.
"... a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida." p. 14
Pessoas com Mindset Fixo tendem a possuir autoconceitos rígidos, atribuindo a si mesmos capacidades e limitações. Resumidamente, são pessoas que acreditam que suas qualidades são imutáveis, que estão sempre em busca de provar a si mesmas seu valor e potencial. Por conta dessa necessidade de se autoafirmar, é comum que pessoas que possuem Mindset fixo não assumam riscos, pois não querem se sentir menos capazes do que acreditam ser. 
Já as pessoas com Mindset de Crescimento não quantificam suas capacidades e, logo, são mais flexíveis e abertas a novos aprendizados. Essas pessoas acreditam que são capazes de se superar, pois não possuem um autoconceito rígido e pré estabelecido. Portanto, pessoas com Mindset de Crescimento aceitam novas possibilidades, pois entendem que não têm nada a perder.
Segundo a autora, essa seria uma fórmula para o sucesso, pois as pessoas com Mindset Fixo tendem a estagnar em determinado momento, pois acreditam que chegarem ao ponto mais alto que suas capacidades lhes permitem.
Carol fez do livro um tipo de guia. Ela trás atividades para auxiliar o leitor a identificar seu tipo de Mindset, fornece dicas, promove reflexões e ensina as pessoas a desenvolverem o Mindset de Crescimento. 





Além disso, a autora trás vários capítulos em que demonstra a aplicabilidade de sua teoria em diversas áreas, como nos negócios, no esporte, nos relacionamentos e até dá dicas aos pais sobre como auxiliar os filhos a desenvolver o Mindset de Crescimento.

Vamos aos pontos negativos: o livro é redundante em muitos momentos e a autora fala muito sobre sua vida pessoal e acadêmica, dando exemplos próprios e citando colegas e alunos de forma enfadonha. Para um livro que pretende ser científico, o conteúdo é pessoal demais. Acredito que se o livro fosse mais focado na teoria e menos nos pormenores de seu desenvolvimento, seria mais interessante.

A premissa de que nossa atitude mental gera consequências em nossa vida sempre foi de interesse geral e começou a se tornar científica quando a Psicologia se interessou por estudá-la. Atualmente, diversos campos de conhecimento têm se interessado pela ideia, o que tem trazido ainda mais cientificidade para a teoria. 




Inclusive, há áreas específicas da Psicologia que se concentram em estudar questões como a atitude mental e seu papel na forma como encaramos a vida, os desafios, a forma como nos sentimos e como agimos. A contribuição da autora é interessante, mas, vale lembrar que esse é um livro para o público geral. Eu não o recomendo para ser usado como base para uma prática psicológica profissional, pois há muito mais sobre o assunto que o livro não menciona. É interessante e despretensioso, ideal para quem se interessa e quer saber mais sobre o assunto.

Por fim, vale mencionar que eu gostei do trabalho da editora, o livro é bonito e as letras possuem um tamanho agradável. 




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS